FAQ - Prestador

Visando garantir uma transição de sistema mais fluida, compilamos as perguntas frequentes para tirar as suas dúvidas.

DÚVIDAS SOBRE ACESSOS, LOGIN E ÁREA DO PRESTADOR

Como fazer para logar o novo sistema?

A partir do dia 08/02/2023, o Login será realizado através do site Planserv https://www.planserv.ba.gov.br/, na área restrita do prestador, através do CNPJ e criação de senha no primeiro acesso.

Será necessário realizar novo cadastro ou os dados serão migrados do sistema anterior?

O cadastro do prestador será migrado para o novo sistema, com todos os dados de identificação da empresa, tabelas acordadas e corpo clínico. Solicitamos validar as informações migradas e solicitar correção junto ao time de credenciamento em caso de divergências. O cadastro dos colaboradores poderá ser realizado através do caminho: Credenciamento > Gerenciamento de cadastros Email: credenciamento@maida.health Telefone: 71 3510 1000

O corpo clínico foi migrado do sistema anterior?

O corpo clínico cadastrado foi migrado para o sistema ECO. Solicitamos análise e revisão dos itens. A conferência e alteração podem ser realizadas pelo prestador ao acessar o sistema, abrir o serviço CREDENCIAMENTO → Gerenciamento de cadastros e realizar o cadastro e gestão da sua equipe do corpo clínico.

No sistema novo haverá a possibilidade de senhas individuais, evitando assim os constantes bloqueios de senhas?

Sim, será possível o cadastro individual de cada colaborador, através do seu e-mail, com geração de login e senha. Para cadastro da equipe, acessar o sistema, abrir o serviço CREDENCIAMENTO → COLABORADORES → CADASTRO DE COLABORADORES e realizar o cadastro e gestão da sua equipe de colaboradores.
Em caso de dificuldade de realizar o cadastro você pode entrar em contato com a nossa central nos canais Email: credenciamento@maida.health, e telefone: (71) 3510-1000, para garantir o atendimento.

DÚVIDAS SOBRE A TRANSIÇÃO DO SISTEMA

Haverá uma data de corte para migrar para o novo sistema? Como ficarão os processos que já estão tramitando pelo sistema anterior?

A data de corte para migrar para o novo sistema é a partir de 08/02/2023. As guias já autorizadas e que serão executadas a partir da data da virada deverão entrar como nova solicitação no novo sistema ECO, sendo necessário indicar o número da guia/senha autorizada no sistema anterior para que a validação seja eficiente.

Os beneficiários que já estão autorizados e com agendamento para o dia 08/02, irão dar continuidade pelo sistema anterior ou novo sistema?

A data de corte para migrar para o novo sistema é a partir de 08/02/2023. As guias já autorizadas e que serão executadas a partir da data da virada deverão entrar como nova solicitação no novo sistema ECO, sendo necessário indicar o número da guia/senha autorizada para que a validação seja eficiente.

Sobre o prestador que possui atendimento superior a cotação, (que estão com valores retidos), registrado no sistema Qualirede, essas informações também vão migrar?

Os valores de saldos acima da cota de cada prestador serão migrados para o novo sistema e a gestão do teto orçamentário será realizada pela nova ferramenta.

Paciente internado de longa permanência, será faturado e terá sua prorrogação pelo sistema anterior?

Para pacientes internados de longa permanência deve-se realizar alta administrativa no dia 07/02 e solicitado uma abertura de internação no novo sistema, sendo necessário indicar a senha do sistema anterior e informar que trata-se de prorrogação.

DÚVIDAS SOBRE AGENDAMENTO DE CONSULTAS E COMO ELE SERÁ FEITO COM O NOVO SISTEMA

Vai precisar solicitar pré agendamento para consulta?A ferramenta de agendamento eletrônico não será mais utilizada?

Para agilizar o trabalho dos prestadores, no novo sistema o agendamento será realizado quando você, prestador, gerar a guia de solicitação de consulta. Não será necessário pegar a pré-senha, uma vez que o sistema ECO ao gerar o agendamento da consulta já gera a senha do atendimento. Para agendamentos futuros deve-se gerar a guia para a data do agendamento e, no dia do atendimento, proceder com a captura da biometria do beneficiário na guia autorizada, confirmando a realização do atendimento.

As consultas quando forem marcadas, agendadas, continuaremos a pegar autorização dentro do site do Planserv?

As autorizações das consultas serão geradas através do novo sistema ECO, sendo seu acesso e Login realizado através do site Planserv https://www.planserv.ba.gov.br/, na área restrita do prestador.

DÚVIDAS SOBRE GUIAS

Quando utilizo a guia de consulta?

A guia de consulta deve ser utilizada para todas as consultas ambulatoriais que não possuem pacotes.

Quando a guia é gerada existe número de senha ou somente número de guia?

No novo sistema o número de senha e guia são iguais, sendo assim este número deve ser utilizado para geração do arquivo XML no processo de faturamento.

A Maida disponibiliza Webservice nas autorizações de guia SP/SADT ?

Sim, o novo sistema tem interface de webservice e será utilizado para integração nas autorizações.

Guias SADT e consultas eletivas serão solicitadas no mesmo sistema?

Sim, no novo sistema você conseguirá emitir as autorizações para as consultas eletivas no serviço CONSULTAS e as autorizações de SP/SADT no serviço SP/SADT.

As autorizações dos programas são geradas como SP/SADT ?

Sim, as autorizações de exames ( laboratoriais/Imagem/Diagnóstico), tratamentos seriados, terapias, pacotes de consultas e programas deverão ser realizados no serviço SP/SADT.

Os anexos serão para todas as guias SP/SADT?

A funcionalidade de inserir anexos na solicitação SP/SADT deverá seguir o padrão de obrigatoriedade de cada exame, comprovando a solicitação do profissional bem como laudos de indicação, dentre outros. Além disso, é possível anexar arquivos de vários formatos, JPEG, JPG, PDF ou PNG, com tamanho máximo de 15MB.

Podemos solicitar consulta + exames na guia SADT ou separado?

As consultas eletivas que não possuem negociação de pacote deverão ser lançadas como consultas e os exames necessários deverão ser lançados no serviço como SP/SADT.

Em quanto tempo as guias vão ser autorizadas?

As guias serão autorizadas dentro dos prazos estabelecidos pelo Planserv, as regras de prazos para as autorizações não foram alteradas.

DÚVIDAS SOBRE REGRAS

Os códigos continuarão a ser próprios do Planserv ou vão se adequar aos códigos padrões?

As tabelas, códigos e parâmetros regulatórios permanecem os mesmos. Tudo será igual dentro do novo sistema Ihealth Eco. As regras não mudam, apenas o sistema.

Para tratamento seriado, o limite de sessões/mês foi alterado?

Nenhuma regra regulatória do Planserv foi alterada, portanto permanecem as mesmas regras de limites e demais.

Como fazer no tratamento seriado?

Não tivemos alterações nas regras nas normativas. As autorizações devem ser solicitadas conforme indicação médica, e a cada data de realização de um procedimento deverá ser realizada a captura de biometria.
Leitor a ser utilizado

Podemos utilizar o mesmo leitor atualmente em uso?

Sim. O leitor permanece o mesmo
Biometria já Coletada

Será necessário recadastrar as biometrias já coletadas no Sistema da anterior?

Sim, todo o beneficiário precisará ser cadastrado durante o primeiro atendimento Justificativa da Biometria

O processo de justificativa é o mesmo?

Sim, não haverá alterações.

Paciente Isento de Biometria?

Seguirá o formato apresentado no treinamento e com o mesmo processo de justificativa que temos hoje.

COORDENAÇÃO DE REDE PLANSERV